terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sobre o sistema educacional

Há muitas discussões sobre o que deveria mudar no nosso sistema educacional, e eu vou colocar minhas opiniões parciais nessa postagem.

1. Os professores deveriam ganhar mais
Concordo. Acho que o aumento do salário dos profesores aumenta a competitividade no mercado, dá maior credibilidade ao profissional e possivelmente aumentará a qualidade do ensino. Porém, as condições socioeconômicas dos alunos e os meios sociais caóticos nos quais estão envolvidas dificultam em muito a atuação de bons profissionais, sendo necessário um controle maior da violência nas periferias urbanas.
2. O regime de cotas é ridículo
Não concordo. Acho que as cotas dão maiores oportunidades de ascensão social àqueles que vivem em regiões com infra-estrutura educacional precária ou inexistente. Para a própria universidade a existência de cotas proporciona a experiência positiva da integração de diferentes culturas e maneiras de pensar, o que, em termos humanos, é muito positivo. Acho que não deveriam acabar com as cotas, mas sim aumentar o número de vagas nas universidades.
3. As vagas das universidades devem ser reservadas para aqueles que as merecerem segundo o sistema de avaliação da universidade, através do vestibular.
Eu acho a meritocracia uma idiotice, seja expressa nos vestibulares como nas provas escolares corriqueiras. Se pensarmos em termos cognitivos, a escola não acrescenta conhecimento, pois todo o conhecimento humano necessário à vida e particularmente ao trabalho é inato. O papel da escola é ajudar o aluno a descobrir seus talentos e administrar seu conhecimento, ajudá-lo a ser independente do professor e ser capaz de fazer pesquisas e adquirir habilidades por conta própria. Se a escola se mostra capaz de cumprir seu papel, os alunos já estão prontos para o mercado de trabalho.
4. Os alunos deveriam estudar apenas as matérias relacionadas com aquilo que vão fazer na vida
Discordo. A questão não é cortar as matérias, mas sim interligá-las. O aluno deve saber como conhecimentos de fontes diversas são tão parecidos em termos de estrutura, e deve ser capaz de navegar em v árias áreas de conhecimento. Isso o permite ser uma pessoa mais independente e dinâmica, com um mercado muito maior à sua disposiçãpo do que se fosse um mero especialista.
5. As pessoas deveriam ter mais aulas ligadas às artes nas escolas
Concordo. Porém, as aulas de artes não são só para "tornas as pessoas mais cultas" ou para "servirem como uma maneira para os alunos aprenderem a lidar com seus sentimentos". Tudo isso é importantíssimo, mas as artes são ainda mais. Elas lidam com habilidades cognitivas e perceptivas que os alunos não desenvolvem em outras matérias. Por isso, elas são essenciais para que os alunos sejam mais cientes de suas capacidades.
Como eu acho que as matérias deveriam ser distribuídas em termos de horas semanais, quais matérias deveriam ser oferecidas e por quê:
Exatas e Biológicas: Matemática (3 aulas: cálculo, álgebra e geometria), estatística (1 aula, abordando estratégica, economia, probabilidade e teoria dos jogos), física (3), química (2), bioquímica (1), biologia (2), teoria da computação (1)
Artes e esportes: Dança (2), música (2), artes visuais (2), artes cênicas (2), educação física (1), alguma arte marcial, como kung-fu, por exemplo (1)
Ciências humana e línguas: História (3 aulas, sendo uma de histógia do ocidente, uma de história do oriente, e a terceira de história do conhecimento e das artes em geral), geografia (2), filosofia (1), antropologia (1), literatura de língua portuguesa (1), literatura universal(1), língua inglesa (1), outra língua estrangeira (1)
Ciências cognitivas: psicologia (1), linguística (1), ergonomia, cibernética e cinesiologia (1), estudos sobre os processos cognitivos humanos (1)
Aula prática: Mecatrônica (1 aula por semana, conteúdo misto dos cursos técnicos de mecânica e eletrônica)
40 horas semanais, 8 aulas por dia. Mais do que no Brasil atual, mas menos do que no Japão.
Enfim, vou parar por aqui. Uma ótima semana!!

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