sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Apresentação do blog

Sejam bem vindos! Antes de mais nada, é preciso fazer um esclarecimento sobre o conteúdo do qual vamos falar nesse pequeno microespaço da web. A resposta não é simples. À primeira vista, você, leitor, deve ter imaginado se tratar de um blog que mistura uma discussão sobre cidadania, feng shui e medicina alternativa, ou algo do tipo. Pois prepare-se, pois os assuntos aqui dedicados são de alcance ainda mais amplo e diversificado, a ponto de que esse espaço engloba, ou pelo menos pretende englobar qualquer assunto, qualquer tipo de conhecimento ou reflexão que possa ser imaginada. Mas como assim? Será que um blog pode abarcar todo o conhecimento e formas de expressão culturais da humanidade? É óbvio que não, porém faremos o possível para organizar toda essa bagunça.
Esclarecendo o título: Bianc é uma sigla para BIoANtropologia Cognitiva. Não se assuste, vamos esclarecer do que se trata. Tudo começou com um estudo chamado genericamente de "ciências COGNITIVAS", que buscam compreender, basicamente, como o ser humano pensa, através da observação de padrões de comportamento e da criação de modelos lógicos, matemáticos, biológicos, enfim, que esclareçam como tudo isso se dá. Muitas correntes de pensamento se opõem a esse tipo de estudo, mas vamos discuti-las mais pra frente. Podemos nos perguntar: já que o pensamento humano ocorre no cérebro, então se mapeássemos o cérebro nós conseguiríamos descobrir como nós pensamos, não é verdade? Bem, essa é uma boa pergunta.
Apesar de um mapeamento do cérebro poder esclarecer muito sobre o pensamento humano, talvez não seja a melhor estratégia. Devemos lembrar que o corpo e a mente interagem constantemente entre si, de maneira que os processos de pensamento estão atrelados ao corpo como um todo, na nossa percepção do espaço, do tempo, nos nossos 5 sentidos, nas sensações de fome, sono, desejo, amor, ódio, felicidade, e em muitas outras. Por isso não usamos o prefixo neuro e sim BIO, para amalgamarmos corpo e mente em uma só expressão.
Por fim, por que ANTROPOLOGIA? Chomski, um linguista em meados do século XX, disse que muitos dos nossos conhecimentos linguísticos são inatos, ou seja, nascemos com certos processos de pensamento já estruturados. Alguns processos, mas não todos. O que diferencia o pensamento de cada pessoa? O contexto social, cultura, histórico, geográfico e alguma carga genética, a qual está diretamente dependente da nossa árvore genealógica e portanto também presa ao contexto histórico. Todas as relações humanas que possam nos levar a desenvolver idéias diversificadas são estudadas por ciências como a antropologia, a sociologia, a história e a geografia.
Bioantropologia cognitiva é a maneira de compreender a mente humana em todas as suas relações consigo mesma e com o mundo que a cerca. Ao adotarmos a sigla BIANC, nós tomamos a liberdade de inverter essa lógica, ou seja, compreender as manifestações humanas como um espelho do pensamento individual e coletivo. A própria realidade pode ser considerada um espelho do nosso pensamento; já parou pra pensar nisso? Um pouco de existencialismo não faz mal a ninguém.

3 comentários:

  1. Iae muralha!
    dahora vc ter começado um blog mano!
    qro ver us assuntos q vc vai aborda aki man!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Gostei da sua inciativa de cria um blog que trate desse assunto. Principalmente porque ciências cognitvas me interessam bastante.

    Boa sorte com o blog!

    Abraço!

    Obs: Uma pequena correção: não é "Chomski", é Chomsky - com "y".

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas postagens e pela correção. Não sei por quê, mas eu sempre me confundo ao escrever o nome do Chomsky XD

    ResponderExcluir